Oficinas e Cursos






CURSO JOGOS DO RISCO e JOGOS DO RISO

Prática e Teoria em um curso que vai botar o Palhaço na Rua


O Risco é inerente a vida humana. Arriscamos-nos todos os dias, em pequenos ou grandes desafios.

 

Acredito que todos esses riscos tem um propósito, buscamos viver bem, sermos pessoas felizes e realizadas.

 

 

O que é necessário para você rir? Estou falando de um riso alegre, feliz.

 

 

Em locais de alta vulnerabilidade descobri que é necessário gerar confiança antes de gerar risadas. Aprendi isso nesses locais, mas me servem para qualquer outro.

 

Não é a toa que rimos quando estamos mais a vontade, quando sentimentos que podemos relaxar.

 

E qual é a forma de relaxarmos e rirmos? Através de brincadeiras e jogos. Não se engane, brincadeira não é algo apenas do universo infantil.



Então, o nosso trabalho se dá por meio das potências de cada pessoa. Atendendo potência como alegria. E apenas por elas.

 

A reflexão do Palhaço me ensinou que não existe o erro, já que ele se transforma quando o trabalhamos. Agora, pense na confiança, quando temos a capacidade de olhar para o erro como uma potencia. Na linguagem do Palhaço, quando erramos, também temos material para trabalhar.

 

Também quero dizer que esse curso não é um campo minado de julgamentos. Definitivamente, não!



O foco de trabalho é na potência e no grupo e não em conquistas individuais, que em muitos casos acabam deixando os encontros com cara de disputa entre egos. Se uma pessoa conseguiu uma boa desenvoltura é porque todo o grupo colaborou para que isso acontecesse. Antes de ser bom em um palco, é preciso ser uma boa plateia. Antes de ser um bom escritor, é preciso ser um bom leitor. Então vamos praticar isso em um jogo, o primeiro deles: COMO SER UMA BOA PLATEIA. =D



Foco de atenção, impulso da ação, respiração, disponibilidade para o jogo e para a brincadeira, abertura para a improvisação, expansão da visão periférica e escuta, serão alguns dos pontos abordados nesse encontro.

 

Vamos brincar e jogar!

 

O mundo muda quando a ponta do seu nariz ficar vermelha. 


Carga horária: variável de acordo com a proposta

Público: atrizes e não-atrizes, atores e não-atores

Número limite de participantes: varia de acordo com a disponibilidade de espaço

Necessidades: sala de ensaio com a possibilidade de deitar no chão, uma cadeira para cada participante e aparelho de som


Por onde já jogamos e rimos:

Festival Bonde Rua - Rio de Janeiro - RJ

Festival de Teatro Popular de Fortaleza - CE

Mais Teatro SESC Cascavel - PR

Circuito Cultural de Teatro SESI Mauá da Serra / Guaraci / Santa Amélia / Rancho Alegre - PR

Encontro de Arte Circense Uberaba - MG

Festival de Arte de Rua de Ribeirão Preto - SP

Mostra Pé na Rua Maringá - PR

Encontro Regional Sul da RBTR - Rede Brasileira de Teatro de Rua - Londrina - PR

Festcom - Faculdade Pitágoras Londrina - PR

Sede Pró Circo São Bernardo do Campo - SP

Usina Cultural Londrina - PR